Lauro Becker

Java, Grails and other great things

Saudações!

Trabalho com Java EE desde 2005. Até 2009 utilizei vários frameworks, principalmente com Struts (I e II). Em 2009, após alguma certa insatisfação com a plataforma no que diz respeito a produtividade (interfaces de usuário e controladores, principalmente), comecei a estudar Ruby on Rails.

Fiquei boquiaberto com o poder do framework. No entanto me sentia deslocado pensando em todas as vantagens que Java me proporcionava, e que não poderia mais usufruir. Pesquisei um pouco mais e achei o JRuby. Uau! Ruby (inclusive Rails) rodando em cima da JVM. Isso me pareceu fantástico (e realmente é). Podia então utilizar todo o legado Java que eu já conhecia e aproveitar as vantagens das duas tecnologias. Ao final de um mês olhei meu código e era, praticamente, Java. Alguma coisa ainda não estava no lugar.

Pesquisando por “java+rails” e variações, comecei a me deparar com um tal de Grails. Acessei o site oficial, vi aquele cálice e concluí: The search is over (perdoem-me o trocadilho). O ponto é que, para mim, realmente o Grails atendeu às necessidades de desenvolvimento de forma completa. Encontrei o que eu precisava.

O propósito deste blog é compartilhar um pouco das minhas experiências, com foco em Java e Grails. Se você não conhece esse fascinante framework, confira na Wikipedia uma breve descrição e, claro, leia os próximos posts. 😉

[]’s

Leave a comment